Como se proteger das toxinas ambientais?
Apesar de ser impossível se blindar 100% contra elas, é possível, sim, ajudar seu organismo a equilibrar e regular o funcionamento hormonal.
Para um envelhecimento mais saudável, é importante nos protegermos contra o estresse oxidativo, inflamação e lesão mitocondrial induzidos pelas toxinas ambientais sobre as quais, infelizmente, não temos controle. Muitas dessas toxinas funcionam como “disruptores endócrinos”, capazes de alterar nosso equilíbrio hormonal. Por isso, tome nota!
1. Dê preferência a alimentos orgânicos
2. Use água filtrada
3. Consuma uma dieta rica em fibras para garantir o funcionamento do intestino e a saúde da microbiota intestinal
4. Opte por alimentos ricos em ômega 3 (sardinha, cavalinha, atum). Evite predadores como o cação. O salmão de cativeiro também deve ser evitado. Isso porque são ricos em metais pesados. No caso de suplementação de Omega 3, procure pelo selo de pureza IFOS.
5. Prefira cosméticos de marcas naturais, sem prabenos e outros aditivos. As mulheres costumam usar, sem saber, mais de 150 químicos por dia em sua pele
6. Se possível use desodorante sem alumínio e pasta de dente sem flúor
- Elimine utensílios de plástico, filmes de plástico e panelas de alumínio e teflon
7. Evite contato excessivo com produtos de limpeza
8. Consuma alimentos que nutrem o fígado e ajudam no detox como couve, couve-flor, repolho, abacate, beterraba, brócolis, alho, cebola, ervas, especiarias e chá verde. Para o processo de detox no fígado, alguns nutrientes são fundamentais e devem ser suplementados em caso de necessidade, como o complexo B, selênio, zinco e magnésio, mesmo que você tenha um estilo de vida super saudável.
- Aprenda a ler o rótulo dos produtos. Só assim você terá a noção exata do que está consumindo e se aquilo faz bem ou não para você.
Dra. Patricia T. Valentini de Melo
CRM•SP 66340
Especialista em Ginecologia/Obstetricia e Mastologia
RQEs: 73277/8