R$15 OFF primeira compra cupom: BEM-VINDA

Saúde Mental |

Calma, a gente vai ficar bem.

Saúde Mental |
Banner principal do post Eu não estou brava, CAR …!
saúde mental

Eu não estou brava, CAR …!

Como muitas aqui já sabem, a menopausa é o nome dado para nossa última menstruação e marca o fim da fase reprodutiva da mulher. Mas, muito antes disso, é na perimenopausa que começam as oscilações hormonais e dando  início ao caos metabólico. Faz parte desse caos uma série de sinais e sintomas característicos desse período, mas hoje vamos falar de um especificamente que faz com que muitas mulheres não se reconheçam mais: as mudanças de humor. Em outras palavras, é mais ou menos como "que entidade é essa que baixou em mim?"

Na perimenopausa, ou seja, alguns anos antes da última menstruação, é comum o que chamamos de labilidade emocional. Nesse período passamos por algo como uma TPM mais intensa onde nos percebemos mais irritadas, ansiosas, chorosas, deprês, inseguras, cansadas, inchadas e, para completar, temos dores de cabeça como nunca e a questão sono se torna um pesadelo… bem-vindas, queridas, às pausas da progesterona e do estrógeno, que acontecem em sequência.

A progesterona é a primeira a cair, porque anos antes da menopausa começamos a ovular menos. E sem ovulação … bye bye progesterona… um hormônio maravilhoso que muito além de secar endométrio, tem funções incríveis no nosso organismo! Uma delas é ser GABAÉRGICO! Oi? Gaba o que? Calma… GABA é o nosso neurotransmissor da calma… do relax… e é ativado pela progesterona. Entenderam porque a calma vai embora sem ela? Além disso, progesterona é cofator de SEROTONINA, nosso “hormônio” da felicidade (ou seja, uma não funciona sem a outra), tem ação diurética leve, por isso o inchaço nessa fase de escassez hormonal, é protetora de memória e ajuda a lubrificar a vagina, além de regular a menstruação. Ai ai ai … por que você vai embora, amada progesterona?

E, como se não bastasse, quando menos esperamos, os níveis de estrógenos também caem. E aí, sim, o caldo entorna! Os estrógenos são responsáveis por centenas de funções metabólicas importantes e é por isso que a partir daí o caos se instala no corpo da mulher. Ele é responsável pela nossa energia, pelo bom humor e por inúmeras ações protetoras no cérebro. A produção e ação de neurotransmissores importantes para o nosso humor, como serotonina e dopamina dependem de níveis adequados de estrógenos. Por isso, a partir daí, as oscilações de humor, tristeza, ansiedade, irritabilidade e depressão, tudo piora muito e passa a ser constante.

Infelizmente, nesse momento, muitas mulheres são medicadas com antidepressivos ou ansiolíticos, que nem sempre resolvem. O ideal seria ter em mente uma estratégia individualizada de reequilíbrio hormonal, passando necessariamente pela reestruturação do estilo de vida em primeiro lugar, incluindo uma alimentação saudável, exercícios físicos, sono de qualidade, práticas de manejo de estresse como ioga, meditação (mindfulness), tai chi chuan, qi gong, massagens, reiki, entre outras.

Fitoterápicos e óleos essenciais também são grandes aliados naturais, mas a reposição hormonal pode ser uma ótima opção para quem deseja fazê-la e não tem contraindicações. E nesse caso, a progesterona natural deve, sim, ser usada mesmo em quem não tem mais útero. Apesar de não ser fácil, a menopausa não precisa ser o fim do mundo. É preciso ter muita empatia e bom senso na compreensão do desafio que é essa fase na vida de uma mulher e, principalmente, para escolher o melhor caminho para cada uma em direção ao seu bem estar e qualidade de vida.