Home > Beauty > Pintando o sete?! Nops… São Pincéis de Maquiagem!

Pintando o sete?! Nops… São Pincéis de Maquiagem!

Oi meninas!!

Lembro que quando comecei a comprar os primeiros estojos de maquiagem, a uns 10 anos atrás, eu usava bem os que vinham nos estojinhos… mas, percebia que o melhor mesmo era o dedo. #sqn. Quando morei em São Paulo, descobri no Shopping Porto Geral, uma loja (lado direito assim que entra no Shopping – não lembro o nome – #desculpa!) que tem vários pincéis, de diversas marcas… Enfim, fiz a festa… Mas, me dei conta que não sabia como utilizar alguns (os mais básicos de sombra e blush, ok! Mas, e os demais?!)

Logo, me dei conta que era preciso ‘estudar’ um pouquinho para que servia cada um, e começar a aprimorar as makes e fazer bom uso delas… Porque usar o dedo (sempre) ninguém merece!! 😉 Não sou nenhuma expert nas makes, mas consigo me maquiar só, e fazer bom uso de cada item que tenho!

Hoje, o post é sobre tipos de pincéis para maquiagem! Então, pega os seus pincéis flor, e veja para que serve cada um e qual melhor meio de usar!

Pincel para pó

pincel para pó

É o maior pincel de maquiagem, com cerdas longas e volumosas, de preferência as naturais, que tornam o pincel macio. Usado para aplicação de pó compacto, facial ou mineral. A aplicação deve ser feita sempre de dentro para fora, em direção as extremidades do rosto. É possível usá-lo para aplicação da base, porém isto deixa as cerdas úmidas, por isso evite passar o pó com o mesmo pincel.

Pincel para base

pincel para base

Normalmente feito com cerdas sintéticas, para não absorver nem um pouquinho do porduto e garantir que ele seja inteiramente aplicado no rosto. Possui formato mais chato, fino e faz com que a base seja aplicada cde maneira homogênea, sem acumular ou deixar parte mais coberta que a outra.

Pincel para Blush

pincel para blush

Utilizado para aplicação de blush e para fazer camuflagem com pó compacto. Dê preferência aos de cerdas naturais. O formato ideal é o chanfrado, mais anatômico. Suas cerdas são mais custas que as do pincel para pó.

Pincéis de sombra

  • De esponja – Para aplicar sombra nos olhos.

esponja

  • De esfumar – De cerdas flexíveis, serve para fazer a junção de cores em qualquer parte dos olhos. Existe uma variação muito grande de comprimento de volume de cerdas e de formato de ponta. Uns são mais retos, outros mais arredondados.

esfumar

  • Chanfrado – De cerdas firmes e cortadas na diagonal, serve para aplicar sombra e/ou delineador ao longo dos cílios superiores ou inferiores. Também é usado para preencher as sobrancelhas, com sombra marrom-acinzentada opaca.

chanfrado

  • Para côncavo – De cerdas flexíveis, chanfrado e levemente achatado, serve para aplicar e esfumar a sombra no côncavo.

côncavo

  • De delinear – O pincel mais fino de todos, serve para fazer traços preciosos e substitui o delineador quando utilizado e com uma sombra opaca.

delineado

  • De corretivo ou “língua de gato” – De cerdas sintéticas e firmes, bem achatado, lembra um pincel de base, porém é bem menor. Usado para aplicar corretivo e para fazer camuflagem e iluminação em áreas menores. Também pode ser utilizado para aplicar sombra.

corretivo

  • Pincel de lábios – Achatado e de cerdas sintéticas, preenche os lábios de maneira mais homogênea, dando maior durabilidade ao batom.

lábios

  • Vassourinha – Em formato de leque, serve para remover o excesso de grânulos de sombra ou de pó que tenha caído na pele durante a aplicação da maquiagem, sem alterar a base já aplicada. Ou, pode aplicar iluminador acima da maçã do rosto.

vassourinha

Pentinho/Escovinha

escovinha

O pentinho ajuda a separa os cílios após a aplicação da máscara, e a escovinha doma os fios das sobrancelhas e esfuma o lápis ou sombras aplicados para sua correção;

Informes

  • Pincéis de cerdas naturais: são de pelos de animais (mais caros) e ajudam mais na aplicação; Dependendo da marca, os pelinhos não caem com facilidade e não machucam; absorvem mais produtos líquidos; Seca mais rápido que as sintéticas;
  • Pincéis de cerdas sintéticas: são mais firmes e durinhos; Absorvem menos produtos líquidos e são mais lisas que as naturais; são mais precisas para delinear o look;
  • Comprar pincéis de qualidade também é importante, pois além de facilitar a aplicação da maquiagem também pode destacar o efeito do produto quando aplicado;
  • Adquira uma solução higienizadora de pincéis (a minha é o da Marina Smith – dura muito!);
  • Com o pincel para base também é possível fazer camuflagem com corretivo em tons mais escuros que sua pele (em breve no blog!).
  • Na foto de capa tem os pincéis que tenho (meus queridinhos!!) Segue o mesmo com legenda e a solução higienizadora da Marina Smith.
Tenho sempre em mãos: 1 - Solução higienizadora da Marina Smith (Sephora); 2 - Pincel retrátil para aplicação de pó solto ou retrátil (Sephora); 3 - Pincel Duo Fiber (OBoticário) #queridinho; 4 - Pincel para base (Marco Boni (@lelecaaa que me deu! ^^); 5 - Pincel para sombra (Avon); 6 - Pincel para blush (Macrilan); 7 - Pincel chanfrado (Macrilan).

Tenho sempre em mãos: 1 – Solução higienizadora da Marina Smith (Sephora); 2 – Pincel retrátil para aplicação de pó solto ou retrátil (Sephora); 3 – Pincel Duo Fiber (OBoticário) #queridinho; 4 – Pincel para base (Marco Boni (@lelecaaa que me deu! ^^); 5 – Pincel para sombra (Avon); 6 – Pincel para blush (Macrilan); 7 – Pincel chanfrado (Macrilan).

Referências

– ESPELHO, P. Manual da Maquiagem. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2013.

You may also like
Por que cancelei minha Glambox?
Produtos BENEFIT – vale quanto custa!
Open da Sephora em Recife
Sabonete Líquido Secatriz da Dermage