Home > Cuide-se > Exercícios de Isometria e seus benefícios

Exercícios de Isometria e seus benefícios

Oie meninas! Quem me acompanha no Instagram percebeu que voltei com tudo nos treinos e atividades físicas! Logo, resolvi fazer este post para você contando sobre os exercício de Isometria, os quais podem ser realizados em qualquer lugar, até mesmo em sua casa. Contudo, sempre recomendo que os mesmo sejam feitos acompanhados por profissionais, principalmente se você não tem hábito de fazer estas atividades. As atividades físicas que faço hoje são todas acompanhadas pelos treinadores da Hi Academia em Recife-PE, que me auxiliam no tempo e na frequência de realização destes exercícios.

Caso você já tenha o hábito de realizar atividades físicas, é possível a sua realização quando você estiver viajando, no final de semana… Enfim, o importante é não parar e se manter na ativa (mesmo que seja em ‘exercícios parados’). Quer saber como? Um exercício isométrico usa os músculos de corpo que ficam em uma posição fixa, contraída, por um determinado tempo. Em média 20-40 segundos, podendo chegar até 1 minuto, se você estiver com uma boa resistência. Vejamos alguns exemplos…

Exercício isométrico com agachamento sustentado. Encoste na parede e simule que você está 'sentada' em uma cadeira. As pernas deve ter estar dobradas em um ângulo de 90º e a coluna reta. Inicie com 20 segundos e depois aumente com o tempo.

Exercício isométrico com agachamento sustentado. Encoste na parede e simule que você está ‘sentada’ em uma cadeira. As pernas deve ter estar dobradas em um ângulo de 90º e a coluna reta. Inicie com 20 segundos e depois aumente com o tempo.

A vantagem deste exercício é que você não força as articulações e diminui a sobrecarga articular. Logo, desenvolve resistência aos ligamentos e tendões, resultando também no aumento da flexibilidade, auxiliando no controle da respiração.

Um 'marinheiro' parado. A da foto superior requer muito mais força e resistência. Assim, se achar melhor, você pode iniciar com os joelhos apoiados no chão.

Um ‘marinheiro’ parado. A da foto superior requer muito mais força e resistência. Assim, se achar melhor, você pode iniciar com os joelhos apoiados no chão.

Assim, estes exercícios podem ser interessantes para quem não quer se machucar ou não pode mexer tanto as articulações, pois antes de voltar a dobrar uma articulação, por exemplo, é necessário que haja a realização de movimentos mais suaves, com realização de movimentos de menor amplitude articular.

A conhecida 'prancha'. A primeira vez que fiz esse exercício não cheguei aos 10 segundos. Hoje, consigo fazer 1 minuto  e 30 segundos de forma 'tranquila', mas ressalto que falo o mesmo a mais de 1 ano. Comece com 20 segundos ;)

A conhecida ‘prancha’. A primeira vez que fiz esse exercício não cheguei aos 10 segundos. Hoje, consigo fazer 1 minuto e 30 segundos de forma ‘tranquila’, mas ressalto que falo o mesmo a mais de 1 ano. Comece com 20 segundos 😉

Gostaram das dicas? Comecem com exercícios curtos, de 20 segundos, com intervalo de 30. E aos poucos vá ampliando, tentando chegar a um minuto. O resultado é visto em poucas semanas. Ah! Não se esqueça que é preciso beber água e manter uma alimentação balanceada também, ok?

Para saber um pouco mais, veja este estudo sobre a resposta cardiovascular em relação ao exercício isométrico de agachamento sustentado, clique aqui para ler.

Serviço

Hi Academia

Estrada do Arraial, 2262, Tamarineira. Recife-PE

Fone: 81-3032-7532

Instagram: @hiacademia_oficial

You may also like
Exame de Bioimpedância (BIA) e suas contribuições para uma vida saudável

Leave a Reply