Home > Cuide-se > Exame de Bioimpedância (BIA) e suas contribuições para uma vida saudável

Exame de Bioimpedância (BIA) e suas contribuições para uma vida saudável

Oie meninas!

No último sábado, dia 6 de agosto, participei da Final do Desafio #30DiaParaseAmarMais organizado pela Dani Guedes do blog Eu Te amo ou Emagrecer, em conjunto com seus colaboradores e parceiros. O mesmo aconteceu na Academia Hi da Tamarineira, começando às 8:30 se estendendo até às 13hs.

O evento foi ótimo, com aula de Jump, Localizada, Extreme 55. Além de contar com vários fornecedores que nos proporcionaram um café da manhã balanceado e equilibrado, pois tínhamos que ir em jejum para fazer as atividades. A “exigência” para ir em jejum era devido a realização do exame de Bioimpedância (BIA) o qual avalia o percentual de massa magra, hidratação, massa óssea e de gordura no corpo, permitindo calcular qual a faixa de peso ideal para nossa idade e sexo.

bioimpedância

Equipamento utilizado para a realização do exame BIA. Imagem: spaiva.com.br

Confesso que não sabia nada sobre o mesmo, e fiquei maravilhada com o meu resultado. Isto porque todos resultados foram normais, ou seja, estou no peso e no corpo ideal, apesar de ter dado um peso ideal de 57,2 kg, e estou hoje com 56,8 kg (queria voltar para os meus 55 kg) srsrs

O exame foi realizado pelo Dr. Jêmede Valença da Vitalle MedicinaO médico é especialista em emagrecimento, nutrição esportiva e envelhecimento saudável. Maiores informações sobre a sua formação, você encontra no próprio site da clínica, é só clicar aqui.

Bem, quis contar um pouco sobre o exame porque é preciso compreender como anda o nosso corpo por dentro. Ou seja, os quilinhos da balança não dizem tanta coisa quanto o BIA, que funciona a partir da passagem de corrente elétrica passa pelo nosso corpo através de um equipamento (que até lembra uma balança, mas ele tem barras laterais móveis, que a gente segura e assim, permite a passagem de corrente elétrica pela nossas mãos. O exame é totalmente indolor, mas não é recomendo para pessoas que possuem marcapasso por conta da condução desta corrente.

Além disto, a BIA calcula o Peso; Massa de músculo esquelético; Massa de gordura corporal; Água corporal total; Massa livre de gordura; IMC; Percentual de gordura corporal; Relação cintura-quadril; Taxa de metabolismo  basal; Controle de gordura; Controle de músculos; Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco); e a Impedância de cada segmento. Estes dados ajudam ao médico a traçar o que está em excesso e em falta em nosso corpo, no quesito nutrientes alimentares e os riscos que estamos expostos exatamente por não manter uma alimentação regular. Vamos aos meus resultados:

P_20160808_161756_HDR_1 P_20160808_161809_HDR_1

Então, não precisa ser um especialista para compreender que tudo está normal. Como faço atividade física de forma moderada, a minha taxa metabólica é relativamente alta, ela se refere a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ). Assim, quanto mais atividade eu fizer, há uma tendência de se aumentar o gasto de energia, perdendo mais calorias. Por isto que a perda de calorias durante a realização de atividades físicas muda em cada indivíduo.

Precisamos ficar atentas também a quantidade de minerais em nosso corpo, pois isto ajuda na formação de reserva de sais minerais e na prevenção de doenças, como osteoporose. Minha avó paterna teve muito e o consumo de refrigerante por muitos anos agravaram o quadro dela. Isto foi só mais um motivo para diminuir o consumo deles. Como estou voltando as atividades físicas, para ganhar mais massa é necessário aumentar um pouco a quantidade de proteínas para que possa auxiliar no aumento da massa magra do corpo.

Eu e Alê Mariz @blogslemariz

Eu e Alê Mariz @blogslemariz

Os dados apresentados no exame me deixaram muito feliz, pois isto é resultado de uma mudança de alimentação e hábitos de vida. De modo geral, sabemos que quanto maior o percentual de gordura, mais difícil a condução da corrente elétrica passar no corpo. Assim, a BIA consegue medir a gordura do corpo e a visceral (que está entre os órgãos).

Eu, Alê e Priscila @priscilaolvr

Eu, Alê e Priscila @priscilaolvr

Acredito que estes resultados foram devidos a uma melhora em minha alimentação, pois cortei refrigerante, pães, frituras. Não uso óleo no preparo dos alimentos (faço quase todas as minhas carnes e peixes no forno). Além de tentar manter uma atividade física regular (passei seis meses praticamente parada por causa de mudança de endereço e de local de trabalho, mas já estou voltando a ativa!). Yes!

Ah!! No evento, encontrei dois ex-alunos meus trabalhando Nina, na divulgação dos pães deliciosos da Bendita Mãe e Caldo de Cana do Engenho do Suco Canaã (simplesmente deliciosos) e Bruno (que trabalha na HI Academia da Tamarineira). Foi ótimo revê-los, e Dani, parabéns pelo evento, que foi maravilhoso!!

P_20160806_101641

30 dias para se amar mais

Dani Guedes @blogeuteamoouemagrecer

P_20160806_125129

Meninas, se quiserem saber mais informações sobre o Exame de Bioimpedância, recomendo a visita ao consultório do Dr. Jêmere e dar o pontapé inicial para uma vida saudável! Entre em contato! 😉

Vitalle Medicina Individualizada

Empresarial Beta Suassuna

Praça de Casa forte, 426 – Sala 110

Recife-PE – CEP 52061-420

contato@vitallemedicina.com

www.vitallemedicina.com

Fones: (81) 3877-9449 / 99926-6601(TIM) / 99430-5914 (Claro)

Mulherada cansada, mas feliz!!

Mulherada cansada, mas feliz!! Imagem: @blogeuteamoouemagrecer

Fontes para construção textual: Mundo Boa Forma e Vitalle Medicina Individualizada

*todas as informações aqui apresentadas foram realizada de forma gratuita e sem fins lucrativos. 😉

You may also like
Exercícios de Isometria e seus benefícios