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Como controlar a vontade de comer doces?

Oi meninas!

O título desse post é bem difícil de se conseguir, não é mesmo?

Eu adoro doces, mas com certeza consigo substituir bem alguns alimentos que são bem doces, por outros que não são tanto assim… Mas, sabemos que a mudança alimentar é uma tarefa longa e pode ser árdua para algumas pessoas. Pra mim, a principal substituição que fiz foi a do chocolate, hoje consumo os que tem com % elevada de base de massa de cacau e % baixa de açúcar. Com o tempo, me acostumei e comer chocolate “tradicional” não agrada tanto o meu paladar, exatamente por achar muito doce.

Essa mudança foi necessária por ter a certeza de que os doces são uma delícia, mas podem prejudicar a boa forma se consumidos em excesso. Estudos mostram que o açúcar age no funcionamento do sistema nervoso central, no controle hormonal, e que também modifica o código genético. Esses fatores explicam por que o açúcar funciona como uma espécie de droga no organismo, podendo causar dependência.

“Para não provocar eventuais impulsos alimentares, recomendamos reduzir as porções progressivamente”, aconselha a nutricionista do Vigilantes do Peso, Renata Migueis.

Se você é uma formiguinha feito eu, veja estas dicas que pode ajudar você a reduzir a quantidade de doces e a frequência no consumo diário de açúcar:

  • diminuir o número de colheres de açúcar colocados no café ou no café com leite; substituir gradualmente as colheradas do achocolatado pelo cacau em pó; substituir o “docinho da tarde” ou a sobremesa por uma fruta ou uma salada de frutas;  substituir o chocolate branco e o chocolate ao leite pelo chocolate amargo 70% cacau; não deixar doces ao seu alcance.

frutas

Evite deixar guloseimas em casa ou na gaveta do trabalho. Quando não for possível, tire-as de vista: guarde em armários fechados ou no fundo da geladeira”, orienta a nutricionista. “Além disso, porcione e distribua. Quando comprar algum doce, divida em porções pequenas para se limitar a comer apenas uma porção quando houver necessidade e divida com os amigos”.

Confira outras dicas da equipe de nutrição do Vigilantes do Peso para ajudá-lo a controlar a compulsão pelo açúcar:

Mantenha o organismo saciado

Não pule as refeições: comer em intervalos regulares e manter o corpo saciado evita que a sensação de fome acabe em uma fatia de torta. Ficar muitas horas em jejum faz com que o nosso corpo busque opções que forneçam energia mais rápido para regular a baixa de açúcar no sangue que o jejum causa, por isso os doces são sempre mais desejados nessas horas. Aposte em combinar fibras e proteínas magras nas refeições para prolongar a saciedade.

Trocas do bem

As frutas são grandes aliadas para ajudar a matar a vontade de comer doce:

  • Para dias mais quentes:

Salada de frutas da estação para refrescar (se necessário, para deixar mais doce, adicione suco de laranja fresco ou uma c.c. de mel – as fibras das frutas e a pouca quantidade de açúcar deixarão o corpo saciado por mais tempo).

Picolé de frutas caseiro.

Frutas congeladas no palito – congele porções de frutas como mix de uvas roxas e verdes ou morangos em um palito de madeira para churrasco.

  • Para dias mais frios:

Aquecer no forno (ou grelhar) as frutas (maçã assada / abacaxi grelhado) – o calor concentra o sabor doce.

Salpique canela em pó sobre as frutas aquecidas. Além de ser um alimento termogênico, ajuda a saciar a vontade de ingerir doce.

Chocolate amargo gelado: experimente quebrar o chocolate em porções menores e deixar sob refrigeração na geladeira ou no congelador. Quando sentir vontade de comer doce, pegue um pedaço pequeno e deixe derreter na boca. Assim você se sentirá saciado e não vai exagerar nas porções.

Modifique os seus hábitos

Muitas vezes a vontade de comer doce pode ser confundida com a sede. Para não fazer esse tipo de confusão, sempre que sentir vontade de ingerir doce beba um copo de água gelada e espere 10 minutos.

Outra dica é criar rotinas diferentes. Se você está acostumado a comer um doce todos os dias após alguma refeição, tente incluir novos hábitos e substitua os antigos por, por exemplo, escovar os dentes imediatamente após as refeições. Isso cria uma nova rotina para o cérebro, que, com a repetição, ficará acostumado aos novos hábitos, e a vontade imediata de doce será reduzida.

Na sessão NA COZINHA aqui do blog, você encontra algumas receitas que podem lhe ajudar a consumir menos açúcar, como a Torta de Limão Siciliano e o Pudim de baunilha com morango.

torta limão

Pudim de baunilha com calda de morango e sementes de romã.

Pudim de baunilha com calda de morango e sementes de romã.

Quem me segue no Instagram já viu que consumo picolés com shakes e nuts, ou suco de frutas em pedaços, o que também é uma boa opção. A seguir, uma outra opção que não fiz ainda…

  • Banana recheada com creme de cacau: Corte uma banana madura em rodelas grossas e reserve-as. Em uma tigela pequena, misture 1 C.S. de cacau em pó sem açúcar com quantidade de água suficiente para formar uma pasta homogênea e consistente. Coloque o creme de cacau sobre as rodelas de banana e feche-as como minissanduíches recheados. Se necessário, adoce o creme de cacau com um fio de mel ou com gotas de adoçante 100% sucralose ou 100% stevia.

E vocês meninas?! Conseguem driblar a vontade de comer doces, saboreando o que?! Se fizerem essa receita da Banana recheada, conta pra mim se ficou bom! Xero 😉

*Parte das informações aqui apresentadas são oriundas da assessoria de Imprensa do Vigilantes do Peso
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