Home > Decoração > “Como Assim?!…”

Oi gente!

Antes de vocês me perguntarem o porque que posto muito mais coisas de São Paulo do que de Recife, informo que é devido a quantidade de lembranças (que são maiores) que tenho dos locais que visitei e por adorar SP, tanto quanto Recife…

Daí, logo no começo de minha mudança para esta cidade [em 2012], passei muito tempo só (apesar de morar em uma república) e resolvi explorar São Paulo, o quanto podia. Comecei pela Av. Paulista e me encantei com a Feira “Como assim?!…” que acontece dentro do Shopping Center 3, aos domingos, e nela você encontra vários stands com itens de artesanato que vai desde roupa até itens de decoração.

Em 2013, quando fui realizar minha qualificação do doutorado, no avião eu li uma breve reportagem sobre a Feira e o responsável por ela, que é o o Tedd Albuquerque, que é de Bezerros-PE, e tem uma história incrível!! Você provavelmente pode ter visto o Tedd em uma propaganda do Santander. E aí, resolvi explorar o outro espaço da Feira que fica na Praça Benedito Calisto, no bairro de Pinheiros, e lá tive a oportunidade de conhecer e papear com o Tedd.

Tedd Albuquerque e eu (Feira Como Assim? - Praça Benedito Calixto)

Tedd Albuquerque e eu (Feira Como Assim? – Praça Benedito Calixto)

Comprei o livro dele, que leva o mesmo nome da Feira, que fala sobre sua história de vida e perseverança em crescer pessoalmente e profissionalmente. E que história! Recomendo demais a leitura do livro e se é de São Paulo, ou vai pra lá, não exite em visitar os espaços e de encontrar com o Tedd, figura icônica, de um carisma incrível e que serve de exemplo pra muita gente!! 😉

Feira Como Assim?!…

Tedd Albuquerque, depois de ir para Londres e conhecer um novo conceito de feiras modernas de artesanato, ele resolveu adaptar a proposta para o Brasil. Esse modelo de negócio chegou como uma grande novidade e sempre que ele dizia para alguém como seria esse trabalho perguntavam: “Como Assim?!…”  – e a expressão acabou dando nome ao empreendimento.

No início, a Feira reuniu criadores de moda e design foi num estacionamento dos Jardins. Tedd formou um grupo de expositores de outros locais, como a Praça da República, em eventos que aconteciam aos domingos. Em 2000, o movimento chegou à Av. Paulista e ganhou a adesão de estudantes de moda e designers mais sofisticados. Hoje, totalizando 216 expositores que, aos domingos, apresentam seus produtos na “Como Assim ?!…”  no Center 3  (a Camden Town brasileira – espaço que mais visitei).

Expositores: Quadros de Azulejos (Azulejos Personalizados); Porta Velas (Galpão Contemporâneo); Sabonetes artesanais (Mercado Chic); Quadros Matrioskas (Arte Decorativa por Vânia Suruagy);  Ilustrações (Desmood).

Expositores: Quadros de Azulejos (Azulejos Personalizados); Porta Velas Fridaarte (Galpão Contemporâneo); Sabonetes artesanais (Mercado Chic); Quadros Matrioskas (Arte Decorativa por Vânia Suruagy); Ilustrações (Desmood).

E aí, Tedd precisou de novo da boa argumentação para levar outros criadores a um novo endereço na  praça Benedito Calixto, em Pinheiros, no ano de 2006. “O meu desejo era o de montar um espaço alternativo que misturaria moda, arte, sustentabilidade, gastronomia, solidariedade e cultura em todas as suas vertentes”, comenta o empresário.

No quintal da galeria, você ainda pode degustar de uma boa música e refeições feitas na hora. Durante a semana são servidas refeições caseiras, à base de arroz, feijão, saladas, legumes e duas opções de pratos. Aos sábados, feijoada, escondidinho, strogonoff e outras guloseimas.

Espaço Como Assim?! na Benedito Calixto.

Espaço Como Assim?! na Benedito Calixto – Fonte: Site Como Assim?!…

O espaço de três pisos e fachada multicolorida da “Como Assim?!…” de Pinheiros. Este espaço passou por uma repaginada, transformando-se em loja modelo para abertura de franquias. O conceito remete a uma rua de comércio, desde o piso escuro, para lembrar o asfalto, placas de identificação fazendo alusão às placas de rua, até a iluminação, que imita os postes de luz do interior onde Tedd morava. A idéia foi desenvolver um ambiente refinado, mas sem perder as características de cada um de seus 43 expositores. “É uma maneira de simbolizar que a moda que se usa nas ruas se encontra aqui”, observa Tedd.

livro como assim

Ficou curioso? Então, no próximo post que falarei sobre alguns stands que conheço e gosto! Não deixe de visitar a Feira, em seus diversos espaços 😉 E, se ficou mias curioso, não deixe de adquirir o livro nas principais livrarias do país. Minha prima (Renata) já leu e também recomenda a leitura!

Localização

Pinheiros

Praça Benedito Calixto, 158/162
Funcionamento de segunda a sábado das 10:00 ás 19:00

Jardins

Rua Augusta, 2559
De segunda à sábado das 10:00 às 19:00

Paulista

Shopping Center 3
Somente aos domingos das 10:00 as 22:00

Livro “Como Assim?!…” A ideia que mudou a vida de várias pessoas. Editora Biografia.

Facebook dos Expositores

Amanhã terá post sobre estes e outros expositores. Mas, enquanto isto, confira o Facebook deles que tem um monte de coisa bem bacana. A maioria deles entregam para todo o Brasil. 😉 Arte Decorativa por Vânia Suruagy; Desmood; Galpão Contemporâneo; Mercado Chic; Azulejos Personalizados

You may also like
4ª Edição do Espaço Bora – Terraço do Paço Alfândega
The Company Store: Outlet de grandes marcas em SP (+ Comprinhas) #2
Espaço BORA! ganha terceira edição no Paço Alfândega
Decoração com flores de Origami

Leave a Reply