Home > Na Cozinha > Charque desfiada na manteiga de garrafa

Charque desfiada na manteiga de garrafa

Oie!

Mais uma receita nesta terça-feira! Se você não sabe, toda terça tem receita aqui no blog e hoje apresento pra vocês “Chaque” ou “Carne seca” desfiada na panela de pressão. Rápida e prática de fazer, que acompanha muito bem uma macaxeira (ou mandioca) cozinhada. Vamos a receita para duas pessoas (rendeu o acompanhamento para umas quatro refeições).

Ingredientes

  • 300 gramas de Charque
  • Meia cebola média picada
  • Meio pimentão médio picado
  • Manteiga de garrafa a gosto.

Modo de preparo

Antes de mais nada, escalde a Charque por no mínimo duas vezes para tirar o excesso de sal. Após isto, coloque na panela de pressão a carne em cubos e complemente com água até cobrir a panela totalmente. Cozinhe por 20 minutos (após a panela começar a ‘chiar’).

Depois disto, espere a pressão da panela sair, retire a água. Tampe novamente e chacoalhe a panela. Ao abrir, a carne estará desfiada (sem ‘nenhum’ esforço). Caso fique alguns pedaços inteiros (como o da foto abaixo), repita o processo até que a charque fique totalmente desfiada.

DSC_1237

Quando ela estiver totalmente desfiada, reserve. Aqueça a manteiga de garrafa e refogue o pimentão e a cebola picada.

refogar

Em seguida, acrescente a charque, até ela ficar bem sequinha. Depois disto, é só preparar o prato de macaxeira e servir. Fica delicioso!

Macaxeira com charque na manteiga de garrafa

A receita foi feita pelo maridão! Uma excelente escolha para um jantar bem regional! Espero que gostem! Bj.

Leave a Reply