Home > Na Cozinha > Ceviche de Camarão e Tilápia

Ceviche de Camarão e Tilápia

Hello Girls!

Peço licença no blog para divulgar a Receita de minha amiga Millena Souto do Bistrô da Curiosa (@bistrodacuriosa). Ele é expert em fazer receitas bem bacanas e com todo toque de chef!

Escolhi esta receita por perceber que durante o Encontro Nacional de Blogueiras (falei sobre ele aqui), algumas meninas não conheciam o prato. Eu não sou muito fã de Ceviche por causa da quantidade de cebola, mas ele é muito saboroso e uma boa entrada para uma refeição com amigos ou como mini empratados em grandes eventos. Antes de iniciar os preparativos, vamos conhecer um pouco sobre o Ceviche?

Ceviche, cebiche ou seviche, é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro cítrico. O essencial é que o pescado seja branco, mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados [Wikipedia].

As informações foram todas retiradas do blog de Millena e foi super aprovada por ela, pelo maridão e seus amigos!! Então, mãos a obra! 😉

Ceviche de Tilápia e Camarão (Blog Bistrô da Curiosa)

Ceviche de Tilápia e Camarão (Blog Bistrô da Curiosa)

Ingredientes

  • Camarão (não importa o tamanho, mas tem que ser pré-cozido)
  • Tilápia cortada em cubinhos (pode ser qualquer filé: sirigado, robalo, salmão,…)
  • Coentro
  • Limão Siciliano (use o normal na falta dele)
  • Cebola roxa
  • Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

Não coloquei as quantidade acima porque depende do seu gosto, se não curte camarão é só não usar, se não curte coentro não use… cebola tem gente que não gosta de muita… etc..
Em um recipiente coloque o camarão pré-cozido, a tilápia crua, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Corte a cebola roxa em fatias bem finas (use um fatiador de preferência), pique o coentro e retire o suco de pelo menos 2 ou 3 limões (vai depender da quantidade de proteína que você usar).

Nesta receita, a porção foi de uma taça, usei 02 filés bem pequenos de tilápia, uns 07 camarões G, suco de 02 limões, 01 colher de sopa coentro picado e outra de cebola fatiada, sal e pimenta.

É apenas misturar os ingredientes e servir após uns 30 minutos pelo menos, quanto mais tempo demorar mais apurado ficará o “leite de tigre” (suco do limão temperado). Costumo servir com pelo menos 1h do preparo.

Acompanhamentos

Para acompanhar um ceviche é comum algo crocante, daí vale usar: chips adocicados (banana ou batata doce), ou batata doce cozida, ou ainda milhos peruanos…

Grão de Bico Crocante (Blog Bistrô da Curiosa)

Grão de Bico Crocante (Blog Bistrô da Curiosa)

Eu usei a receita que queria testar: Grão de Bico Crocante!

É bem fácil, usei aqueles que vem pronto numa caixinha, porque sempre tenho guardado… Retirei o líquido, lavei, escorri, e até passei um pouco de papel toalha para retirar o excesso de água. Coloquei numa assadeira, temperei com sal, pimenta e azeite e foi pro forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos. Algumas vezes abri o forno e mexi para não grudar e dourar em todos os lados.
Ficou ótimo!

A dica é usar este grão de bico para petisco também! 😉

————————————–

Então meninas!! Prato esclarecido e receitinha fácil de fazer! Agradeço a Millena que permitiu republicar a receita por aqui!! Visitem e curtam a página do Bistrô da Curiosa no Facebook e Instagram, além de visitar o blog dela também!

Xero!!

You may also like
Massa de arroz com camarões ao curry
Bruschetta com molho Pesto
Filé de Tilápia com especiarias
Shimeji na manteiga

Leave a Reply