Home > Na Cozinha > Bolo Fit com Alfarroba

Hello!

Quem gosta de bolo? Mas, engorda né?! Então vamos experimentar um bolo com cara de ser de chocolate, é tão gostoso quanto, mas é bem fit?! Vaaaamoooos! alguns detalhes são importantes, como substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa, de chia, de linhaça, dentre outras. O chocolate é possível ser substituído por cacau ou alfarroba.

alfarroba

A alfarroba é um pó feito a partir da vagem de alfarroba, sendo normalmente usado como um substituto para o chocolate. As vagens da árvore alfarrobeira são secas e a polpa da planta é torrada e moída em pó, que pode ser utilizada no cozimento, ou para fazer lascas de alfarroba, que são uma alternativa ao chocolate. Não é tão amarga como cacau, embora tenha alguns sabores de fundo em comum com ele, mas ele tem uma nota nitidamente vegetal que leva um pouco de tempo para se acostumar. Não tem os antioxidantes encontrados no chocolate, então as pessoas estão mais propensos a escolher o chocolate escuro como um alimento saudável do que alfarroba atualmente. (Fonte: Emagrecersemdieta)

Recebi a Alfarroba da Linha Funcionallis da Jasmine em uma das edições da Bluebox deste ano. Fiquei me perguntando o que iria fazer com ele. Daí, pesquisando na internet receitas com alfarroba, cheguei a variadas receitas de bolo. Fiz adaptações com o que eu tinha em casa e… receita pronta!!

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo orgânico
  • 2 xícaras de chá de farinha de amêndoas
  • 2 xícaras de chá de farinha de coco
  • ½ xícara de chá de amaranto em flocos
  • 1 colher de sopa cheia de linhaça dourada triturada
  • 1 xícara de chá de óleo vegetal (preferência: canola, milho ou girassol)
  • 2 xícaras de chá de leite vegetal
  • ½ xícara de chá de alfarroba
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Inicialmente, separe as claras da gema. Acrescente em um recipiente as gemas e 3 colheres de açúcar mascavo e bata bem até ficar com aspecto claro. Em seguida, acrescente o óleo, a farinha de amêndoa e farinha de coco, a de amaranto, o restante do açúcar mascavo, a alfarroba e o leite. Bata as claras em neve e reserve. Misturar bem até ficar uma massa homogênea (veja dicas). Por último, acrescentar as claras em neve e o fermento e mexer delicadamente. Colocar a massa em uma assadeira com furo no meio untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó. Pré-aqueça o forno a 240 ºC. Assar em forno médio por 1 hora.

Dicas

  • Como as farinhas são grossas, é possível que ela mão fique homogênea (mesmo peneirando). Mas, é preciso que você bata todos os ingredientes deixando a massa uniforme.
  • Se não tiver alfarroba em casa, você poderá substituir por cacau em pó.
  • Se quiser, acrescente castanha de caju triturada ou nozes. Eu acrescentei um pouco de castanha de caju triturada

bolo fit

Espero que façam a receita meninas. Aos poucos, conseguimos mudar os nossos hábitos e ainda assim se alimentar de pratos deliciosos! Este bolo é ideal para as pessoas que tem restrição alimentar, principalmente intelerância a lactose e ao glúten.;)

You may also like
Dicas para quem quer começar a correr
Macarrão de abobrinha com atum e cogumelos
Presentes para o Dia das Mães – SloppyAir
Bolo de chocolate sem farinha