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Oie meninas! Desde 2013 que tento manter uma alimentação mais saudável, com baixo consumo de comidas ‘xexelentas’ como diz a Gabriela Kapim :P. Aos poucos percebi que minha disposição melhorou muito, mantenho atividades físicas constantes (mostro um pouco de minha rotina lá no Instagram @blogshetalks ). Ao começar a tentativa de uma alimentação mais equilibrada, vi que o consumo de alimentos termogênicos nos ajuda a acelerar o metabolismo, devido a elevação da temperatura corporal.

Dependendo do gasto energético do corpo, ela pode estimular ainda mais o desempenho físico, visto que estes alimentos atuam no sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o desempenho físico e evitando a fadiga. Nas farmácias, é possível encontrar medicamentos que desempenham este papel, mas é melhor consumir alimentos ao invés de medicamentos, não é mesmo?

Além disto eles atuam nos tecidos adiposos, aquele que tem as células de gordura, sendo estas utilizadas como reserva energética durante a realização da atividade física. Contudo, é necessário cautela, pois o excesso pode causar dor de cabeça, insônia e até problema gastrointestinais. Assim, é bom consultar um nutricionista para consumir estes alimentos de forma mais balanceada, e devido estes alimentos serem contraindicados para pessoas que tem hipertensão, são portadores de doenças cardíacas e hipertiroidismos. Dentre os alimentos termogênicos, destacam-se:

Pimenta vermelha:  capaz de acelerar o metabolismo em cerca de 15%, é rica em capsaiscina, substância que favorece um aumento de quebra de gorduras no tecido adiposos.

Chá Verde: rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis e catequinas, ele também favorece a utilização de gordura como fonte de energia. O exercício físico potencializada esses efeitos, mas quem sofre com insônia não deve ingerir na parte da tarde e noite.

Gengibre: por ter o gingerol, ele protege o organismo contra bactérias e fungos. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Devido às propriedades termogênicas podem aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Adicionado aos sucos, em forma de chás ou águas aromatizadas, ou até mesmo adicionando a algumas receitas.

Canela: possui atividade antioxidante, pois neutraliza os radicais livre. Possui ainda alto teor de cálcio, elemento químico mineral importante para o emagrecimento. Pode ser polvilhada em cima do iogurte ou frutas, ou no preparo de alguns pratos ou chás.

Café: reduz a sensação de cansaço, sendo excelente para aumentar a disposição na prática de exercícios. Isso ocorre devido a presença de cafeína, responsável por estimular o metabolismo.

Cúrcuma: também conhecida como açafrão da terra, é da mesma família do gengibre, possui cor amarela, sabor amargo, e um pouco apimentado. Pode ser adicionado em sopas,  molhos, carnes, peixes. Além de termogênica, possui propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, antibacteriana.

Então meninas, listaram os alimentos? Então, acrescente o mesmo em sua listinha de compras e prepare suas receitas com estes queridinhos que nos ajudam a queimar um pouco mais de calorias. Além disto, recomendo ir em uma nutricionista para lhe ajudar a preparar uma alimentação balanceada, pensando em suas necessidades e condição de vida! Bj e até a próxima.

* Texto baseado no original de Fabiana Albanasi.
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