Home > Cultura > Adote uma cartinha dos Correios e faça uma criança feliz!

Adote uma cartinha dos Correios e faça uma criança feliz!

Oie meninas!

Com a proximidade do final do ano, começam as atividades natalinas por todo mundo. No Brasil não é diferente, e com tantas festividades, os Correios retoma a Campanha Papai Noel dos Correios, que em 2015 completa 26 anos de existência. Ao longo do tempo, se consolidou como a principal ação de responsabilidade social dos Correios realizada em todo o País.

DSC_1327

Em 2010, a Campanha Papai Noel dos Correios foi vinculada a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – Educação básica de qualidade para todos – e também a preceitos de responsabilidade social empresarial. Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar e usar o CEP e o selo postal são ações trabalhadas nas escolas. Além disso, trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas e usando a sua crença no Papai Noel significa estimulá-las a aprender, resgatando o prazer de escrever.

história

As cartas apresentam pedidos de crianças carentes que descrevem os seus desejos de Natal: ganhar uma bicicleta, uma boneca, material escolar, cesta básica, carro de brinquedo, tablet, celular, barbie, dentre outros.

DSC_1325

Em Recife, na Agência Central dos Correios, localizada na Av. Guararapes, é possível escolher um destes pedidos até o dia 16 de dezembro e assim, fazer a felicidade de uma criança desconhecida neste final de ano. Confira aqui, os locais em todo o país através do site dos Correios.

Prazos em 2015

Prazos em 2015

Não me recordo bem o ano que comecei a adotar as cartinhas, mas fico realizada quando vou aos correios para este fim. Tenho uma gratidão enorme pela existência desta ação e sempre imagino a alegria da criança em receber o presente que ela colocou na cartinha. É muito comum algumas pessoas criticarem os pedidos das cartas porque as crianças pedem tablet, celular, patinete, patins que são presentes mais caros. Mas, poxa… são crianças, como já fui criança, na minha época, também pedia brinquedos e itens que meus pais não podiam me dar, e identifico que essas crianças tem o mesmo desejo de aquisição de um item que não podem ser dado pelos seus pais. Sem falar da influência da mídia, com propagandas bem chamativas para aguçar a necessidade da criança em ter determinado item. (Desculpem o desabafo).. Logo, se você estiver disposto e de coração aberto participe da campanha, adote uma cartinha, sinta-se tocado pelo espírito da solidariedade e faça uma criança feliz.

DSC_1330

Posso dizer que estabeleço critérios de escolha das cartas (Material Escolar – sou professora; Barbie (sempre!!) – ganhei uma aos 5 anos de idade e fiquei mega feliz; Boneca – As meninas amam; Bola – Os meninos amam… dentre outros) e assim vou focada nas escolhas e super feliz para comprar os mesmos! Meu movimento sempre é de pegar as cartas, ir no Atacado dos Presentes (Av. Conde da Boa Vista em Recife-PE) e nas Lojas Americanas (Rua do Hospício, Recife-PE) comprar os presentes, embalo tudo para presente (sempre na loja do Atacado) e já entrego. A sensação é de sempre pegar mais cartas e quando o bolso ajuda, sempre o faço! Então, #ficaadica meninas! Adote uma cartinha você também!

DSC_1334

Abaixo segue algumas orientações que os Correios envia para os ‘Padrinhos’ que ajudam o Papai Noel:

  • Ao enviar mais de um brinquedo para a mesma criança, poderá ser feito um único pacote, utilizando caixa ou papel pardo (reforçado);
  • Caso o brinquedo seja frágil, acondicione-o de forma adequada: utilize caixa e escreva “Frágil” no pacote;
  • Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
  • Escreva o número de identificação da carta na embalagem do presente. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é este número que identificará o endereço da cartinha adotada.

P.S.:Caso os presentes não possam ser entregues às crianças (em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos), serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.

Xero meninas e vão aos Correios escolher as cartinhas!! 😉 As crianças e Papai Noel agradecem!

DSC_1335

You may also like
Presentes para o Dia das Mães – SloppyAir
Presentes de O Boticário para o Dia dos Pais
Bazar Lovers – Recife
Customização – Caixas Glambox

Leave a Reply